O QUE SÃO OS DANOS MORAIS?
- Eder Souza Maximiano
- 24 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2025

1.
Danos morais são aqueles que atingem a esfera subjetiva da pessoa, ou seja, são aqueles ferem sua honra, imagem e intimidade.
São danos que acabam por macular sua imagem perante a sociedade, e por conta disso, não podem ser quantificados, mas podem ser compensados por meio de uma justa indenização.
2.
A reparação por danos morais é prevista no Código Civil Brasileiro, que determina que aquele que causar dano a outrem, por ato ilícito, está obrigado a repará-lo.
O dano moral pode ser ocasionado por uma ação ou omissão, praticado por qualquer pessoa física ou jurídica.
3.
Difamação, Injúria, Calúnia, Violência física ou moral e Violação da Privacidade, são alguns dos exemplos de Danos Morais.
Importante frisar que para pedir a reparação, a vítima deve comprovar que o dano suportado foi causado pelo ato ou omissão do responsável. A indenização por danos morais deverá ser fixada pelo juiz, considerando sua gravidade e também a situação financeira do agente responsável.
4.
Via de regra, a indenização por danos morais é uma das formas de compensar a vítima pelos danos suportados, e também serve para punir e coibir os atos praticados pelo responsável.
Se você entende que foi vítima de um dano moral, procure um advogado para se informar sobre seus direitos.
Achou interessante esse conteúdo?
Compartilhe com sua rede.
Por: Éder S. Maximiano - Advogado - OAB 445.369



Comentários